QUEM FOI OBALUAÊ



Obaluaê quer dizer “Rei e Senhor da terra” sua veste é palha e esconde o segredo da vida e da morte. Está relacionado à terra quente e seca, como o calor do fogo e do sol – calor que lembra a febre das doenças infecto-contagiosas. Conta-se em Ibadã que Obaluaê teria sido antigamente o Rei dos Tapás. Uma lenda de Ifá confirma esta última suposição. Obaluaê era originário de Empê – Tapá e havia levado seus guerreiros em expedição aos quatros cantos da terra. Uma ferida feita por suas flechas tornava as pessoas cegas, surdas ou mancas.


Obaluaê representa a terra e o sol, aliás, ele é o próprio sol, por isso usa uma coroa de palha (azê) que tampa seu rosto, porque sem ela as pessoas não poderiam olhar para ele. Ninguém pode olhar o sol diretamente. Está fortemente relacionado os troncos e os ramos das árvores e transporta o axé preto, vermelho e branco. Sua matéria de origem é a terra e, como tal, ele é o resultado de um processo anterior. Relaciona-se também com os espíritos contidos na terra. O colar que o simboliza é o ladgiba, cujas contas são feitas da semente existente dentro da fruta do Igi-Opê ou Ogi-Opê, palmeiras pretas. Usa também bradga, um colar grande de cauris.

Obaluaê é o patrono dos cauris e do conjunto dos 16 búzios, que reina do instrumento ao sistema oracular: o brendilogun, que lhe pertence. Seu poder está extraordinariamente ligado à morte. Oba significa Rei (Oni), Ilu espíritos e Aiyê (significa terra), ou seja, Rei de Todos os Espíritos do Mundo. Ele lidera e detém o poder dos espíritos e dos ancestrais, os quais o seguem. Oculta sob o saiote o mistério da morte e do renascimento (o mistério do gênesis). Ele é a própria terra que recebe nossos corpos para que vire pó.

Obaluaê mede a riqueza com cântaros, mas o povo esqueceu-se de sua riqueza e só se lembra dele como o Orixá da moléstia. Afirmam-se em registros bibliográficos ser Omolu e Obaluaê um só Orixá em dois estágios: Obaluaê (o Moço) significa o “Dono da Terra da Vida”; Omolu (o Velho) significa o “Filho-da-Terra”. É o médico dos pobres; o senhor dos cemitérios. Usa o aze (capacete de pele da Costa) ou o filah (capuz de palha da Costa) e carrega na mão o xaxará (feixe de fibra de palmeira, enfeitado com búzios). Seu dia é a segunda-feira. Sua comida forte é o doburu (pipocas sem sal, coco fatiado e regado com mel).

Qualidades: Registra-se 12 qualidades atribuídas a esse Orixá, que também é considerado o mais antigo do Panteão Afro, sendo as mais conhecidas:

Sapata, Xapanan, Xankpanan, Babalu, Azoane, Ajagum, Ajunsun e Avimage.

Nomes: Obàluáyê “Rei senhor da Terra”, Omolu “Filho do Senhor”, Sapata “Dono da Terra” são os nomes dados a Sànpònná (um título ligado a grande calor o sol – também é conhecido como (Babá Igbona = pai da quentura) deus da varíola e das doenças contagiosas, é ligado simbolicamente ao mundo dos mortos. Outra corrente os define como: Obàluáyê: Obá – ilu; aiye; Rei, dono, senhor; da vida; na terra; Omolu; Omo-ilu; Rei, dono, senhor; da vida.



Sincretismo: São Lázaro e São Roque 

Comida: Pipoca e Carré


Cor: Preto, vermelho e branco

Dia da semana: Segunda -feira

Símbolo: Leguidibá, Xaxará e Brajá de búzios

Saudação: – Atotô!

Domínio – Doença e cura, morte e renascimento

Elemento: Terra

Vestimenta: A vestimenta é feita de ìko, é uma fibra de ráfia extraída do Igí-Ògòrò, a palha da costa , elemento de grande significado ritualístico, principalmente em ritos ligados a morte e o sobrenatural, sua presença indica que algo deve ficar oculto. É composta de duas partes o “Filá” e o “Azé”, a primeira parte, a de cima que cobre a cabeça é uma espécie de capuz trançado de palha-da-costa, acrescido de palhas em toda sua volta, que passam da cintura, o Azé , seu asó-ìko (roupa de palha) é uma saia de palha da costa que vai até os pés em alguns casos, em outros, acima dos joelhos, por baixo desta saia vai um Xokotô, espécie de calça, também chamado “cauçulú”, em que oculta o mistério da morte e do renascimento. Nesta vestimenta acompanha algumas cabaças penduradas, onde supostamente carrega seus remédios. Ao vestir-se com ìko e cauris, revela sua importância e ligação com a morte (iku).

70 comentários:

  1. Kolofe... Vida, Saúde, Proteção e Sucesso... Axé...

    ResponderExcluir
  2. Crendice idiota. vão rezar pra nossa senhora aparecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai pro print dos preconceitos

      Excluir
    2. Respeite o que.vc.não conhece!
      Muito cuidado com suas palavras.

      Excluir
    3. Respeite o que.vc.não conhece!
      Muito cuidado com suas palavras.

      Excluir
    4. A crendice é idiota, e o preconceito não ??

      Excluir
    5. A crendice é idiota, e o preconceito não ??

      Excluir
    6. Aprenda a ter educação e respeitar à religião das pessoas. Cuidado com suas palavras, palavras é força...

      Excluir
    7. Aprenda a ter educação e respeitar à religião das pessoas e os Orixás. Cuidado com suas palavras! Palavras tem força.

      Excluir
    8. Cuidado com tua língua pois ela é quem castiga teu corpo,com vc chegou a ler essas mensagens e porque algo lhe interesou.

      Excluir
    9. ..não entendo mas respeito há muitos mistérios entre o céu e a terra.

      Excluir
    10. ..não entendo mas respeito há muitos mistérios entre o céu e a terra.

      Excluir
    11. Idiota é vc!preconceituosa. Vc quem precisa de muita oração.

      Excluir
    12. Nossa Neusa....quanto preconceito...tira isso do seu coração...ou não vai entrar no reino dos ceus.....

      Excluir
    13. Nossa não. pra tua sra de Aparecida, Idiota

      Excluir
    14. Se não acredita porque esta aqui lendo?

      Excluir
  3. Uma pergunta , os meus orixás. São iansã e obaluae, e costumo ver muito eles isso quer dizer algo?, porque eu vejo frequentimente, isso quer dizer algo, porque descobri a pouco tempo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria correto vc conversar com algum pai de santo, isso é normal mas depende da situação e do momento. Tente conversar com alguém experiente, axé

      Excluir
  4. Uma pergunta , os meus orixás. São iansã e obaluae, e costumo ver muito eles isso quer dizer algo?, porque eu vejo frequentimente, isso quer dizer algo, porque descobri a pouco tempo !

    ResponderExcluir
  5. Neusa não chame a crença das pessoas de idiota, cuidado com suas palavras!

    ResponderExcluir
  6. Neusa não chame a crença das pessoas de idiota, cuidado com suas palavras!

    ResponderExcluir
  7. Ja vi muitas vezes meu padrinho obaluaye .
    Sou filho de obaluaye
    Comesei na Umbanda com 7 anos de idade hoje tenho 15 anos ja aprendi muitas coms que atoto me ensinou sou muito feliz de ser umbandista #umbandistaateatotodesidir

    ResponderExcluir
  8. Quem nao cre e ainda acha uma crença idiota é prq ainda nao precisou de um auxilio para um filho moribumdo ....essa religiao nao ataca as outra mas as outra atacam ..nao sei onde esta o idiota ..atotô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chama as crenças dos outros de idiota e o que está fazendo lendo o que acha idiota.O mal do corpo é a língua. Cuidado para não precisar dessa crença um dia.Respeitar é o primeiro passo para um mundo melhor. Queres ser respeitado,respeita ao próximo.

      Excluir
    2. A religião está aqui apenas para nos ensinar uma forma de enxergarmos o mundo, então não é porque a sua está cer que a minha está errada!

      Excluir
  9. Infelizmente somos cercados de pessoas ignorantes e pobre de espírito.
    Umbanda é amor , as pessoas deveriam conhecer antes de criticar e falar coisas sem fundamento .
    Se não gosta ao menos respeitem a crença dos outros

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente somos cercados de pessoas ignorantes e pobre de espírito.
    Umbanda é amor , as pessoas deveriam conhecer antes de criticar e falar coisas sem fundamento .
    Se não gosta ao menos respeitem a crença dos outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espiritos sao demonios que vieram para matar roubar e destruir

      Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.
      Apocalipse 12:7-9

      Excluir
    2. Ridículo sua comparação. Tipico de evangélico padrão, segue o que todos falam. Deveria estudar mais.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Sou de Yansà com Oluaê, Tenho a Riqueza e a Beleza Dentre os Orixas...

    Atôtô..

    ResponderExcluir
  15. Sou de Yansà com Oluaê, Tenho a Riqueza e a Beleza Dentre os Orixas...

    Atôtô..

    ResponderExcluir
  16. Vejo muitos comentários negativos para com os orixás incluindo esses que acabei de ler,trata-se de pessoas sem respeito e sem conhecimento algum para comentar sobre o que não conhece com certeza não se trata de pessoas evangélicas pois não respeitam a crença,a fé e o livre arbítrio.
    É muito triste de ver que elas ainda perdem o seu tempo para que numa tentativa infeliz de denegrir a religião de outras pessoas!!!!
    Sou umbandista a 27/28 anos e nunca deixei que comentários como esses abalassem minha fé.
    Que Atotô tenha misericórdia deles e continue nos conduzindo a dias melhores junto ao nosso pai oxalá e todos os orixás!
    Avante filhos de fé .........
    Levando ao mundo inteiro a bandeira de oxalá. Axé pata todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo concordo nossa religião é Linda.

      Excluir
    2. Concordo que todos tem livre arbítrio, porém oque eu vou dizer, falo com convicção pois meu falecido avô foi pai de santo e tinha a mão negra e branca, ele com o passar do tempo abandonou pois ele sempre estava na miséria com os mesmos passos que progredia ele regredia... Eu não sou da umbanda mas vim pesquisar mais sobre o "Obalauê", no qual eu vi porém meus guias espirituais me protegeram, pois como eu sendo espírita tenho uma sensibilidade espíritual acabei descobrindo que o "Obalauê" estava prejuticando minha tia fazendo com que ela tivesse ataques, convulsões e desmaios... Se eles são seres "divinos" e de páz, por que então eles vão prejudicar as pessoas? Por quê meu avô que atuou quase toda a vida com isso sempre me falou pra mim nunca frequentar e manter distância disso? E mais por que na semana que meu avô faleceu ele me contou que umas sombras vieram tentar levar ele então ele orou e conseguiu se soltar... Será que eles são de luz? É páz? Pois eu como estudante das doutrinas espiritas e tendo muitos diversos contatos com o mundo espiritual tenho minha opinião... Pois mesmo eu sendo um grão de areia em termos de conhecimento nessa areá, eu sei diferenciar espíritos inferiores e superiores, espiritos superiores não necessitam de oferenda nem de nada material, eles no rodeiam apenas se nós exalar energia boa e querem o bem eles falam com um vocabulário correto e nunca jamais se acham "superiores" a nós e querem nos ajudar sempre, espíritos inferiores são aqueles que gozam de nós "encarnados" e se acham superiores a nós não nos ajudam se não for lhes concedido algo em troca, e sempre estão por perto de onde há energias negativas ou então usam a dor das pessoas pra iludir que fazem milagres... Como falei tenho minha opinião e desejo à todos Páz, Luz e que tenham sabedoria em lidar com com o mundo espiritual, com cautela e busquem compreender mesmo sobre onde vocês estão indo... Nem tudo é oque se parece, desejo que todos possam evoluir e compreender a energia que nós temos. Paz!

      Excluir
    3. Meu irmão, sua opinião deve ser respeitada, respeito.mas não posso concordar que vc entre num site desses, onde pessoas de mesma crença estão para trocar informações e fortalecer a fé, e faça um pedido para que revejam conceitos?!peço que respeite minha réplica...
      Para início de conversa, orixá não é espírito, desses que viveu na terra, foi médico ou cientista e vem em livros explicando coisas sobre o mundo espiritual...
      Orixá é energia, é natureza, e dão aos adeptos uma ideologia totalmente totalmente diferente de " invadir locais para endireitar opiniões" garanto que nenhum adepto que ame a doutrina fez isso.
      Portanto obaluayê não fez nada com ninguém, tira isso da sua cabeça, ele também não precisa de nada em troca, nós é que damos para que seja feita uma manipulação de energia e revertida para nós...assim como na religião dos nossos irmãos protestantes, está escrito que eles têm que dar o dízimo...responda se Deus precisa de dinheiro...mas merecem respeito também...
      Na sua doutrina, fala-Se que nosso pensamento é o grande ímã de espíritos análogos ao padrão vibratório emanado...então, de onde será que surgiram as sombras?
      Por favor, siga seu caminho em paz, pq aqueles que não pertencerem ao caminho da Umbanda ou candomblé um dia, com suas próprias experiências e próprias vontades, vão encontrar seu caminho...
      Axé pra vc!
      Dofono de Ogun.

      Excluir
    4. Meu irmão, sua opinião deve ser respeitada, respeito.mas não posso concordar que vc entre num site desses, onde pessoas de mesma crença estão para trocar informações e fortalecer a fé, e faça um pedido para que revejam conceitos?!peço que respeite minha réplica...
      Para início de conversa, orixá não é espírito, desses que viveu na terra, foi médico ou cientista e vem em livros explicando coisas sobre o mundo espiritual...
      Orixá é energia, é natureza, e dão aos adeptos uma ideologia totalmente totalmente diferente de " invadir locais para endireitar opiniões" garanto que nenhum adepto que ame a doutrina fez isso.
      Portanto obaluayê não fez nada com ninguém, tira isso da sua cabeça, ele também não precisa de nada em troca, nós é que damos para que seja feita uma manipulação de energia e revertida para nós...assim como na religião dos nossos irmãos protestantes, está escrito que eles têm que dar o dízimo...responda se Deus precisa de dinheiro...mas merecem respeito também...
      Na sua doutrina, fala-Se que nosso pensamento é o grande ímã de espíritos análogos ao padrão vibratório emanado...então, de onde será que surgiram as sombras?
      Por favor, siga seu caminho em paz, pq aqueles que não pertencerem ao caminho da Umbanda ou candomblé um dia, com suas próprias experiências e próprias vontades, vão encontrar seu caminho...
      Axé pra vc!
      Dofono de Ogun.

      Excluir
    5. Amei a resposta!Colhemos o que plantamos.

      Excluir
  17. Preciso falar por watzap com vocês como faço?

    ResponderExcluir
  18. Preciso falar por watzap com vocês como faço?

    ResponderExcluir
  19. Por que Deus amou o mundo de tal maneira ,que deu seu único filho pra morrer na cruz por mim e por vcs! Jesus ama à todos vcs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza nos ama....evangélicos, budistas, ateus, candomblecistas kardecistas, mulçulmanos, umbndistas, católicos....Jesus ama atodos nós independente de religião

      Excluir
  20. Vivemos numa democracia. Essa democracia permite que cada individuo cultue a crença que desejar ou até mesmo seja ateu. Se este é um blog direcionado a espiritualidade, me pergunto:" O que mesmo essas pessoas que não tem essa crença querem aqui??? Discordar da crença é uma coisa, ser ofensivo é outra. Eu conheço muitas religiões, mas não frequento nenhuma em especifico. Sou filho de Omolu e tenho orgulho disso. Do que representa a figura desta entidade. E gostaria de dizer que mais vi nestes 50 anos, amor ao próximo, genuíno e desinteressado (fazendo o bem sem olhar a quem) dos irmãos da Umbanda/Candomblé/Kardecismo. Nunca presenciei ou fiquei sabendo (pelo menos de meus conhecidos)da coação, imposição fisica, moral ou espiritual de nenhum dos respectivos dirigentes/sacerdotes/pais/mãe de santo. Todos os participantes, de qualquer uma dessas linhas espirituais, sempre foram por livre e espontânea vontade frequentadores das respectivas casas. Nunca me disseram que se eu não frequentasse "aquela casa" minha vida não daria certo ou eu seria punido pelo Divino. Sempre fui orientado a procurar um lugar que fizesse eu me sentir em casa, bem, feliz e em paz. Ainda não encontrei. Porém, com toda a certeza do mundo não seria num lugar onde todos já se acham salvos e todos que não estão ali dentro estão perdidos, pois até onde eu aprendi, só Olódùmarè, Deus, YeHoWaH, Aláh, não importa o nome e sim a essência, é quem sabe o destino de todos nós. Axé a todos....

    ResponderExcluir
  21. Por isso que eu tenho orgulho de ser ogã do meu pai obaluaé, bença meu pai

    ResponderExcluir
  22. Por isso que eu tenho orgulho de ser ogã do meu pai obaluaé, bença meu pai

    ResponderExcluir
  23. Axé!
    Atotô obaluaê!
    Filha de oxalá!

    ResponderExcluir
  24. Axé
    Atotô
    Benção meu pai obaluaê

    ResponderExcluir
  25. Atotô!
    Estou tendo a honra de conhecer mais de perto meu Pai Obaluaê. Gratidão.

    ResponderExcluir
  26. Sou filho de obaluae entrei faz pouco tempo pois sinto meu orixá sempre presente assim como nosso senhor Deus,Deus é ui mais só para todas as religioes,o mesmo Deus dos evangélicos é o meu, meu orixá obaluae é uma herança deixado ir minha mãe e sou muito agradecido por hoje saber e poder conhecer cada vez mais sobre obaluae

    ResponderExcluir
  27. Estou aprendendo sobre os Orixas e cada vez mais entendo esse universo. Que Obaluaê possa derramar sobre nós sua energia de cura para o nosso corpo e de paz para o nosso espírito! Atotô!

    ResponderExcluir
  28. Li por curiosidade e respeito todas as religioes e crenças queridos amados irmãos não vamos deixar o mal tomar conta de nossa essencia q é o amor Deus é amor temos q nos amar uns aos outros porisso vamos respeitar . Olha eu Adventista e respeito todos meus irmãos de obaluaê . De todas as crenças.

    ResponderExcluir
  29. Esse é o meu santo d cabeça atotô meu Rei. Axé

    ResponderExcluir
  30. Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. So o Senhor Jeová é Deus, a Ele seja dada a honra, a Glória e o Louvor. So Jesus Salva e Liberta.

    ResponderExcluir