ENTIDADES AQUÁTICAS

Os espíritos elementais, que não são humanos nem da categoria dos orixás, ocupam o ar (SILFO), a água (NINFAS), o fogo (SALAMANDRAS) e a terra (GNOMOS).



No mundo inteiro, onde quer ssque encontre um rio, um lago, um trecho de mar, o povo julga ver ninfas, sereias ou nereidas. É uma crença universalmente espalhada.

A Umbanda possui também suas entidades aquáticas. Não são espíritos elementais, como os citados, mas verdadeiros ORIXÁS. Na mitologia Nagô, por exemplo, OBÁ é a divindade do rio OBÀ; NANÃ é a mais velha das mães d'água; YANSAN é o orixá do rio NÍGER; OXUN do rio OXÚN; finalmente YEMANJÁ, a poderosa YEMANJÁ é o orixá do mar e da água doce.

Em muitos pontos do Brasil, houve o cruzamento de indígenas com africanos, daí surgindo os CURIBOCAS. Essa mistura de raças deu como resultado um interessante sincretismo religioso, que se torna mais evidente na parte relativa às entidades aquáticas. A YARA, por exemplo, foi adotada pelos umbandistas, porque a sua função espiritual é semelhante à de YEMANJÁ.

No Maranhão, como em geral na região Amazônica, pratica-se a PAGELANÇA, sobrevivência ameríndia. É conveniente lembrar, a propósito, que os BABALAÔS tupis têm o nome de PAGÉS ou Piagas, FEITICEIROS E CURANDEIROS. Como nessa região há muita água, grandes rios e mares agitados, com praias extensas e várias tribos de índios, o espírito religioso adotou o reino encantado, isto é, dos habitantes sobrenaturais do fundo dos rios e do mar, com a YARA, o Rei ITACOLOMI - Rei do Fundo - e numerosas outras entidades aquáticas. Na extensa e alvíssima praia dos Lençóis, no litoral maranhense, aparecem, montadas em cavalos marinhos, numerosas entidades aquáticas.

Em Pernambuco, o culto dessas entidades de DONA JANAINA, Rainha do Mar, da falange de YEMANJÁ.

No Paraná e Santa Catarina, o culto de Umbanda é denominado São Gonçalo, o Santo do Caboclo Violeiro, de peneira e chapéu. São Gonçalo de Aruanda é uma mistura de Umbanda, culto ameríndio e práticas católicas. Por todo esse imenso Brasil, nota-se a influência da Umbanda nos curadores, rezadores, que conhecem os mistérios da natureza.

Fora do Brasil, em muitas tribos do Peru e do Equador, os pagés ingerem o cozimento do cipó CAÇADO, prodigiosa trepadeira que faz ver tudo o que a pessoa deseja. Aí, a flora medicinal é tão adiantada e eficiente que os leprosos se curam mastigando folhas de URUCU.