QUEM FOI OBALUAÊ



Obaluaê quer dizer “Rei e Senhor da terra” sua veste é palha e esconde o segredo da vida e da morte. Está relacionado à terra quente e seca, como o calor do fogo e do sol – calor que lembra a febre das doenças infecto-contagiosas. Conta-se em Ibadã que Obaluaê teria sido antigamente o Rei dos Tapás. Uma lenda de Ifá confirma esta última suposição. Obaluaê era originário de Empê – Tapá e havia levado seus guerreiros em expedição aos quatros cantos da terra. Uma ferida feita por suas flechas tornava as pessoas cegas, surdas ou mancas.


Obaluaê representa a terra e o sol, aliás, ele é o próprio sol, por isso usa uma coroa de palha (azê) que tampa seu rosto, porque sem ela as pessoas não poderiam olhar para ele. Ninguém pode olhar o sol diretamente. Está fortemente relacionado os troncos e os ramos das árvores e transporta o axé preto, vermelho e branco. Sua matéria de origem é a terra e, como tal, ele é o resultado de um processo anterior. Relaciona-se também com os espíritos contidos na terra. O colar que o simboliza é o ladgiba, cujas contas são feitas da semente existente dentro da fruta do Igi-Opê ou Ogi-Opê, palmeiras pretas. Usa também bradga, um colar grande de cauris.

Obaluaê é o patrono dos cauris e do conjunto dos 16 búzios, que reina do instrumento ao sistema oracular: o brendilogun, que lhe pertence. Seu poder está extraordinariamente ligado à morte. Oba significa Rei (Oni), Ilu espíritos e Aiyê (significa terra), ou seja, Rei de Todos os Espíritos do Mundo. Ele lidera e detém o poder dos espíritos e dos ancestrais, os quais o seguem. Oculta sob o saiote o mistério da morte e do renascimento (o mistério do gênesis). Ele é a própria terra que recebe nossos corpos para que vire pó.

Obaluaê mede a riqueza com cântaros, mas o povo esqueceu-se de sua riqueza e só se lembra dele como o Orixá da moléstia. Afirmam-se em registros bibliográficos ser Omolu e Obaluaê um só Orixá em dois estágios: Obaluaê (o Moço) significa o “Dono da Terra da Vida”; Omolu (o Velho) significa o “Filho-da-Terra”. É o médico dos pobres; o senhor dos cemitérios. Usa o aze (capacete de pele da Costa) ou o filah (capuz de palha da Costa) e carrega na mão o xaxará (feixe de fibra de palmeira, enfeitado com búzios). Seu dia é a segunda-feira. Sua comida forte é o doburu (pipocas sem sal, coco fatiado e regado com mel).

Qualidades: Registra-se 12 qualidades atribuídas a esse Orixá, que também é considerado o mais antigo do Panteão Afro, sendo as mais conhecidas:

Sapata, Xapanan, Xankpanan, Babalu, Azoane, Ajagum, Ajunsun e Avimage.

Nomes: Obàluáyê “Rei senhor da Terra”, Omolu “Filho do Senhor”, Sapata “Dono da Terra” são os nomes dados a Sànpònná (um título ligado a grande calor o sol – também é conhecido como (Babá Igbona = pai da quentura) deus da varíola e das doenças contagiosas, é ligado simbolicamente ao mundo dos mortos. Outra corrente os define como: Obàluáyê: Obá – ilu; aiye; Rei, dono, senhor; da vida; na terra; Omolu; Omo-ilu; Rei, dono, senhor; da vida.



Sincretismo: São Lázaro e São Roque 

Comida: Pipoca e Carré


Cor: Preto, vermelho e branco

Dia da semana: Segunda -feira

Símbolo: Leguidibá, Xaxará e Brajá de búzios

Saudação: – Atotô!

Domínio – Doença e cura, morte e renascimento

Elemento: Terra

Vestimenta: A vestimenta é feita de ìko, é uma fibra de ráfia extraída do Igí-Ògòrò, a palha da costa , elemento de grande significado ritualístico, principalmente em ritos ligados a morte e o sobrenatural, sua presença indica que algo deve ficar oculto. É composta de duas partes o “Filá” e o “Azé”, a primeira parte, a de cima que cobre a cabeça é uma espécie de capuz trançado de palha-da-costa, acrescido de palhas em toda sua volta, que passam da cintura, o Azé , seu asó-ìko (roupa de palha) é uma saia de palha da costa que vai até os pés em alguns casos, em outros, acima dos joelhos, por baixo desta saia vai um Xokotô, espécie de calça, também chamado “cauçulú”, em que oculta o mistério da morte e do renascimento. Nesta vestimenta acompanha algumas cabaças penduradas, onde supostamente carrega seus remédios. Ao vestir-se com ìko e cauris, revela sua importância e ligação com a morte (iku).

38 comentários:

  1. Kolofe... Vida, Saúde, Proteção e Sucesso... Axé...

    ResponderExcluir
  2. Crendice idiota. vão rezar pra nossa senhora aparecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai pro print dos preconceitos

      Excluir
    2. Respeite o que.vc.não conhece!
      Muito cuidado com suas palavras.

      Excluir
    3. Respeite o que.vc.não conhece!
      Muito cuidado com suas palavras.

      Excluir
    4. A crendice é idiota, e o preconceito não ??

      Excluir
    5. A crendice é idiota, e o preconceito não ??

      Excluir
    6. Aprenda a ter educação e respeitar à religião das pessoas. Cuidado com suas palavras, palavras é força...

      Excluir
    7. Aprenda a ter educação e respeitar à religião das pessoas e os Orixás. Cuidado com suas palavras! Palavras tem força.

      Excluir
    8. Cuidado com tua língua pois ela é quem castiga teu corpo,com vc chegou a ler essas mensagens e porque algo lhe interesou.

      Excluir
  3. Uma pergunta , os meus orixás. São iansã e obaluae, e costumo ver muito eles isso quer dizer algo?, porque eu vejo frequentimente, isso quer dizer algo, porque descobri a pouco tempo !

    ResponderExcluir
  4. Uma pergunta , os meus orixás. São iansã e obaluae, e costumo ver muito eles isso quer dizer algo?, porque eu vejo frequentimente, isso quer dizer algo, porque descobri a pouco tempo !

    ResponderExcluir
  5. Neusa não chame a crença das pessoas de idiota, cuidado com suas palavras!

    ResponderExcluir
  6. Neusa não chame a crença das pessoas de idiota, cuidado com suas palavras!

    ResponderExcluir
  7. Ja vi muitas vezes meu padrinho obaluaye .
    Sou filho de obaluaye
    Comesei na Umbanda com 7 anos de idade hoje tenho 15 anos ja aprendi muitas coms que atoto me ensinou sou muito feliz de ser umbandista #umbandistaateatotodesidir

    ResponderExcluir
  8. Quem nao cre e ainda acha uma crença idiota é prq ainda nao precisou de um auxilio para um filho moribumdo ....essa religiao nao ataca as outra mas as outra atacam ..nao sei onde esta o idiota ..atotô

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente somos cercados de pessoas ignorantes e pobre de espírito.
    Umbanda é amor , as pessoas deveriam conhecer antes de criticar e falar coisas sem fundamento .
    Se não gosta ao menos respeitem a crença dos outros

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente somos cercados de pessoas ignorantes e pobre de espírito.
    Umbanda é amor , as pessoas deveriam conhecer antes de criticar e falar coisas sem fundamento .
    Se não gosta ao menos respeitem a crença dos outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espiritos sao demonios que vieram para matar roubar e destruir

      Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.
      Apocalipse 12:7-9

      Excluir
    2. Ridículo sua comparação. Tipico de evangélico padrão, segue o que todos falam. Deveria estudar mais.

      Excluir
  11. Jesus está voltando corrom para Deus ainda ar tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  12. Atotó obaluaê...gratidão. ♡

    ResponderExcluir
  13. Atotó obaluaê...gratidão. ♡

    ResponderExcluir
  14. Sou de Yansà com Oluaê, Tenho a Riqueza e a Beleza Dentre os Orixas...

    Atôtô..

    ResponderExcluir
  15. Sou de Yansà com Oluaê, Tenho a Riqueza e a Beleza Dentre os Orixas...

    Atôtô..

    ResponderExcluir
  16. Vejo muitos comentários negativos para com os orixás incluindo esses que acabei de ler,trata-se de pessoas sem respeito e sem conhecimento algum para comentar sobre o que não conhece com certeza não se trata de pessoas evangélicas pois não respeitam a crença,a fé e o livre arbítrio.
    É muito triste de ver que elas ainda perdem o seu tempo para que numa tentativa infeliz de denegrir a religião de outras pessoas!!!!
    Sou umbandista a 27/28 anos e nunca deixei que comentários como esses abalassem minha fé.
    Que Atotô tenha misericórdia deles e continue nos conduzindo a dias melhores junto ao nosso pai oxalá e todos os orixás!
    Avante filhos de fé .........
    Levando ao mundo inteiro a bandeira de oxalá. Axé pata todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo concordo nossa religião é Linda.

      Excluir